Olá, integrantes do Comitê! 
Damos início aos nossos debates colaborativos, espaço fundamental para trocar experiências, identificar pontos de convergência e mapear realidades diversas.
Neste primeiro tópico, propomos uma reflexão coletiva:
Quais são os principais desafios que você enfrenta para trabalhar com checagem de fatos na sua instituição, comunidade ou contexto profissional?
Pode ser falta de apoio institucional, desconhecimento do tema, ausência de recursos, resistência dos estudantes ou outros aspectos mais subjetivos.
Como participar:
- Responda aqui com um relato breve da sua realidade.
- Leia os comentários de colegas e interaja.
- Sinta-se à vontade para compartilhar uma história concreta ou mesmo uma pergunta aberta.
Este espaço é também um diagnóstico coletivo. A partir dessas contribuições, vamos construir soluções conjuntas, e futuras capacitações serão pensadas a partir disso.
Vamos começar? 
A moderação acompanhará de perto e poderá destacar alguns comentários na próxima reunião geral.
1 curtida
Desafios enquanto comunidade (vinculada na temática de direitos humanos na região nordeste). Aqui na Paraíba, vemos a mídia tradicional e o discurso político (literalmente anunciado por políticos durante sua atuação na câmara) tornar pública falas antiéticas (desinformativas e/ou violentas) sobretudo sobre a comunidade trans (até onde eu notei, falo enquanto vivência e não como pesquisadora, já que não pesquisei desinformação a nível estadual nem nessa temática). Ao meu ver, esse é o maior desafio.
Sobre a temática climática/sustentável, aqui na Paraíba temos um grupo que ajuda no combate a desinformação climática, chamado Observatório do Clima. O grande desafio nesse caso, é a divulgação e apoio (marketing!*). Aparentemente, a comunidade (de João Pessoa, pelo menos) parece inclinada a apoiar mudanças ambientais e sanitárias (visto com o movimento “Esgotei” criado em alusão ao esgoto nas praias). Falta uma construção sistemática sobre a causa.
*Eu sou da área de marketing :B~ (mas do marketing crítico e culturalista \m/)
1 curtida