Quais os principais desafios para trabalhar com checagem de fatos em sua instituição?

Olá, integrantes do Comitê! :waving_hand:

Damos início aos nossos debates colaborativos, espaço fundamental para trocar experiências, identificar pontos de convergência e mapear realidades diversas.

Neste primeiro tópico, propomos uma reflexão coletiva:
Quais são os principais desafios que você enfrenta para trabalhar com checagem de fatos na sua instituição, comunidade ou contexto profissional?

:backhand_index_pointing_right: Pode ser falta de apoio institucional, desconhecimento do tema, ausência de recursos, resistência dos estudantes ou outros aspectos mais subjetivos.

:memo: Como participar:

• Responda aqui com um relato breve da sua realidade.
  • Leia os comentários de colegas e interaja.
  • Sinta-se à vontade para compartilhar uma história concreta ou mesmo uma pergunta aberta.

:pushpin: Este espaço é também um diagnóstico coletivo. A partir dessas contribuições, vamos construir soluções conjuntas, e futuras capacitações serão pensadas a partir disso.

Vamos começar? :handshake:
A moderação acompanhará de perto e poderá destacar alguns comentários na próxima reunião geral.

1 curtida

Desafios enquanto comunidade (vinculada na temática de direitos humanos na região nordeste). Aqui na Paraíba, vemos a mídia tradicional e o discurso político (literalmente anunciado por políticos durante sua atuação na câmara) tornar pública falas antiéticas (desinformativas e/ou violentas) sobretudo sobre a comunidade trans (até onde eu notei, falo enquanto vivência e não como pesquisadora, já que não pesquisei desinformação a nível estadual nem nessa temática). Ao meu ver, esse é o maior desafio.

Sobre a temática climática/sustentável, aqui na Paraíba temos um grupo que ajuda no combate a desinformação climática, chamado Observatório do Clima. O grande desafio nesse caso, é a divulgação e apoio (marketing!*). Aparentemente, a comunidade (de João Pessoa, pelo menos) parece inclinada a apoiar mudanças ambientais e sanitárias (visto com o movimento “Esgotei” criado em alusão ao esgoto nas praias). Falta uma construção sistemática sobre a causa.

*Eu sou da área de marketing :B~ (mas do marketing crítico e culturalista \m/)

1 curtida